VITÓRIA DA DEMOCRACIA OU APENAS DERROTA DO POPULISMO?

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Olavo Leal disse:

    Muito bom o artigo e muito boas as soluções propostas.
    Gostaria, porém, de acrescentar que, para que tenhamos poder sobre os eleitos – e mesmo sobre os não eleitos (concursados ou indicados para cargos públicos, por exemplo) -, é essencial a implantação do recurso que vem sendo denominado RECALL. Ou seja: a população diretamente interessada deveria ter o poder de “deseleger” aquele vereador, deputado ou senador que estivesse agindo contrariamente ao que propagou na campanha – portanto, iludindo aqueles que nele votaram.
    A forma mais fácil de isso se tornar realidade é pela implantação do voto distrital puro, que terá, como grande virtude, entre outras, o barateamento da campanha, além do controle efetivo do eleitor sobre o eleito. (Processo assemelhado seria implantado visando retirar do serviço público qualquer funcionário que não estivesse merecendo o salário que o povo lhe paga, sendo ele substituído, por exemplo, pelo concursado ainda não aproveitado, que estivesse na vez).
    Como implantar? Aí está o grande problema, já que o pontapé inicial será sempre dos nossos legisladores, que, nesse momento, se transformarão em “legisladores”, atuando sempre em causa própria, em detrimento da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *